A adolescente Cecília Rodrigues, de 14 anos, está enfrentando novamente a leucemia linfoide aguda, doença que havia superado em 2022. Após apresentar melhora e concluir o primeiro tratamento, a jovem recebeu o diagnóstico de recidiva em março deste ano e, desde então, precisa de novas transfusões de sangue do tipo O-.
Estudante do curso técnico em Administração no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Cecília é descrita pela família como uma menina determinada e cheia de esperança. Ela segue internada em Campo Grande, onde realiza o tratamento intensivo contra a doença.
Em abril, uma mobilização promovida pelo Detran-MS reuniu dezenas de doadores em prol da adolescente. Agora, os familiares voltam a pedir ajuda urgente. Quem tiver sangue do tipo O- pode doar no Hemosul de Campo Grande, em nome de Cecília Rodrigues.
O Hemosul funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-1500.
Critérios básicos para doação:
Idade: entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam de autorização dos pais ou responsável).
Peso mínimo: 55 kg.
Intervalo entre doações: homens podem doar até 4 vezes por ano (a cada 2 meses); mulheres, até 3 vezes (a cada 3 meses).
Condições de saúde: não ter doenças como hepatite, AIDS, câncer, diabetes descompensado ou tuberculose.
Alimentação: o doador deve estar bem alimentado e evitar comidas gordurosas antes da doação.
A família reforça o apelo por solidariedade. “Cada doação representa esperança e vida para a Cecília. É o gesto mais nobre que alguém pode fazer por ela neste momento”, disse um familiar. Com informações: Top Mídia News.