| Hoje é Segunda-feira, 13 de Outubro de 2025.

MS registra nova morte suspeita por intoxicação de metanol

Estado contabiliza quatro notificações de possível intoxicação; uma delas ainda em investigação em Campo Grande.
Ampliar
Autoridades alertam sobre os riscos do consumo de bebidas alcoólicas de procedência desconhecida (Foto: Divulgação) Por: Editorial | 09/10/2025 07:37

Mato Grosso do Sul registrou mais uma morte suspeita de intoxicação por metanol, de acordo com boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta quarta-feira (8). Com isso, o Estado contabiliza quatro notificações de possível intoxicação pela substância, sendo duas já descartadas e outras duas ainda em análise, uma na Capital e outra em Ladário. O boletim não especifica a cidade de notificação do caso mais recente.

O Ministério da Saúde informou que, em âmbito nacional, há 259 notificações de intoxicação por metanol, todas relacionadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Desse total, 24 casos foram confirmados, 235 permanecem em investigação e 145 foram descartados.

O primeiro caso suspeito em Mato Grosso do Sul envolvia Matheus Santana Falcão, de 21 anos, que morreu na quinta-feira (2) em Campo Grande. Exames preliminares da Polícia Científica não identificaram a presença de metanol no organismo do jovem. Ele havia dado entrada na UPA Universitário consciente, mas seu estado de saúde se agravou rapidamente, culminando em parada cardiorrespiratória cerca de 15 minutos após o atendimento inicial.

O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), reforçou o alerta sobre os riscos do consumo de bebidas de origem desconhecida, especialmente aquelas vendidas sem rótulo ou registro oficial, que podem conter substâncias tóxicas como o metanol.

No cenário nacional, apenas São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul têm casos confirmados. São Paulo lidera com 20 confirmações, seguido pelo Paraná (3) e Rio Grande do Sul (1). Entre os casos ainda sob investigação, São Paulo concentra 181 registros, seguida por Pernambuco (24) e Mato Grosso do Sul (4).

Em relação aos óbitos, cinco foram confirmados em São Paulo, enquanto 11 permanecem em investigação: um em Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo e um na Paraíba. O Ministério da Saúde reforça que os dados são atualizados sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 17h, na Sala de Situação. Com informações: Campo Grande News.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: