O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta segunda-feira (6) da entrega de 2.837 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) no Residencial Canto da Serra, em Imperatriz, Maranhão. Com investimento de mais de R$ 358,6 milhões do Governo Federal, o empreendimento beneficiará mais de 11 mil pessoas, incluindo 1.619 famílias que integram programas sociais, como Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC), recebendo moradias totalmente subsidiadas.
“Não estamos inaugurando um conjunto habitacional. Com 2.837 casas, nós estamos inaugurando uma cidade. Porque tem muita cidade no Brasil que não tem 11 mil habitantes”, destacou Lula durante a cerimônia.
Além da entrega das chaves, o presidente recebeu o título de cidadão imperatrizense, concedido pela Câmara de Vereadores em reconhecimento aos serviços prestados ao município. “Eu não gosto de utilizar a palavra governar. Eu gosto de cuidar das pessoas. Eu gosto de gente”, afirmou Lula.
(Foto: Divulgação)
O ministro das Cidades, Jader Filho, lembrou que as obras do conjunto estavam paralisadas quando assumiu o ministério. “Essas obras foram contratadas em 2012; 13 anos depois, o presidente Lula entrega essas casas, tirando 2.837 famílias do aluguel e da casa de parentes”, disse. Ele também detalhou outros projetos em andamento, como posto policial, escola de tempo integral, creche, escola de ensino médio e obras do CRAS, todas com previsão de conclusão ainda este ano.
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, destacou que sua mãe é uma das beneficiadas pelo programa e que esperava a entrega há dez anos.
O ministro do Esporte, André Fufuca, anunciou a implantação de uma Arena Brasil no Residencial Canto da Serra, projeto que promove inclusão social, acessibilidade e atividades esportivas para todas as idades.
O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, comprometeu-se a instalar uma agência itinerante para atender os moradores em até 30 dias.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, reforçou a parceria com o governo federal, destacando a entrega de 10 mil tablets para alunos da cidade, em parceria com o Ministério da Educação, para ampliar a qualidade do ensino e acesso a conteúdos digitais. Com informações: GOV.BR