Em visita a Belém nesta sexta-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a capital paraense será protagonista durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), marcada para novembro. Segundo ele, o evento será uma vitrine para mostrar a Amazônia ao mundo e deixar um legado permanente para a cidade.
“Estamos fazendo um investimento de praticamente R$ 6 bilhões em Belém e, quando o evento terminar, as obras vão ficar. É o povo que vai tirar proveito”, afirmou o presidente em entrevista.
Lula disse que a escolha da cidade foi estratégica para valorizar a região amazônica. “O mundo inteiro já iria falar da Amazônia. Então vamos ver a Amazônia como ela é. Eu poderia simplesmente fazer em São Paulo ou no Rio de Janeiro, que têm mais infraestrutura, mas se a gente não for ousado e destemido, não faz o Brasil crescer de forma equânime”, declarou.
Durante a COP 30, o Brasil também vai oficializar o Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), que pretende captar investimentos para financiar a preservação de áreas florestais. “Não é doação de dinheiro, é investimento. O Brasil foi o primeiro país a colocar recursos nesse fundo, que vai cuidar da Amazônia e de outras florestas tropicais, como as da América do Sul, da Indonésia e do Congo”, destacou Lula. Com informações: GOV.BR