A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quarta-feira (1), no Rio de Janeiro, o calendário oficial do futebol profissional masculino para a temporada de 2026. Entre as principais mudanças estão a redução das datas dos campeonatos estaduais e a ampliação da duração do Campeonato Brasileiro.
A Série A do Brasileiro começará já em 28 de janeiro e terminará em 2 de dezembro, sendo interrompida durante a Copa do Mundo de seleções. O formato da competição permanecerá inalterado. Os estaduais, por sua vez, terão apenas 11 datas, reduzindo de 16, e deverão ser disputados entre 11 de janeiro e 8 de março.
A Copa do Brasil será outra competição a sofrer alterações significativas. O torneio passará de 92 para 126 clubes, aumentando o número de jogos de 122 para 155, e a decisão será disputada em partida única, marcada para 6 de dezembro. O início da competição está previsto para 18 de fevereiro.
Segundo o diretor de competições da CBF, Julio Avellar, o objetivo das mudanças é “garantir mais racionalidade e equilíbrio ao calendário, oferecendo mais jogos à base da pirâmide do futebol brasileiro e reduzindo o número de partidas disputadas pelos clubes da Série A”. Avellar reforçou ainda que a reforma promove mais oportunidades para clubes menores e federações, democratizando o futebol nacional.
Além disso, o calendário prevê reformulações nas Séries C e D, criação de novas competições regionais como Copa Sul-Sudeste, retorno da Copa Norte e criação da Copa Centro-Oeste, com cuidado para não sobrepor estaduais aos torneios regionais. Clubes que participarem de competições continentais ficarão de fora dos torneios regionais. Com informações: O JACARÉ.