A expansão acelerada dos dados em saúde, muitas vezes fragmentados e pouco integrados, impõe um desafio estratégico à gestão pública: transformar informação em conhecimento qualificado para garantir decisões oportunas e eficazes. Com o objetivo de antecipar crises sanitárias e gerar indicadores confiáveis, Mato Grosso do Sul passou a contar, desde segunda-feira (22), com o Centro de Inteligência Estratégica para Gestão Estadual no SUS (CIEGES MS).
Inaugurado na sede da Superintendência de Saúde Digital da SES, em Campo Grande, o CIEGES MS faz parte de um projeto nacional desenvolvido pelo Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), que prevê centros semelhantes em todas as unidades da Federação. O centro apoiará a gestão do SUS por meio de análises qualificadas de dados, produção de indicadores estratégicos e suporte às decisões em tempo oportuno.
Mato Grosso do Sul foi pioneiro no processo, ao sediar, em 2023, o Encontro Nacional das Secretarias Estaduais de Saúde para discutir a criação desses centros. “Que este seja um dia de alegria, de reconhecimento dos avanços que já alcançamos e da importância desse novo passo para fortalecer a saúde pública de qualidade”, destacou a secretária adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, durante a cerimônia.
O CIEGES MS reúne profissionais de diferentes áreas da SES, em sede própria e equipada com infraestrutura tecnológica de ponta. A integração de informações de diversos sistemas permitirá transformar dados em conhecimento aplicado à rotina da gestão e ao enfrentamento de crises sanitárias.
Segundo o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, “ao converter dados em informação qualificada, o centro dá às secretarias estaduais e municipais uma visão clara e em tempo real da realidade sanitária, permitindo decisões mais rápidas e eficazes, com base em evidências”.
O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, reforçou a importância estratégica do projeto, lembrando que Mato Grosso do Sul foi palco da primeira experiência dos CIEGES: “A estrutura que vejo aqui é espetacular e pode servir de inspiração para outros estados”.
O gerente do CIEGES/Conass, Sandro Terabe, ressaltou que o centro promove transparência e fortalece a governança, organizando dados e informações para planejamento e tomada de decisão mais precisos. A superintendente de Saúde Digital da SES, Márcia Tomasi, destacou o avanço estratégico que o CIEGES representa para a saúde digital no estado, enquanto Josy Maria de Pinho da Silva, consultora da OPAS, enfatizou o caráter internacional da iniciativa.
Além da análise atualizada de cenários, o CIEGES MS produzirá indicadores preditivos, antecipando possíveis crises e reduzindo impactos por meio de estratégias preventivas. O centro integra a Rede CIEGES, conectando estados e promovendo troca de experiências, inovação e maior efetividade da gestão do SUS.
Nesta terça-feira (23), a SES promove o Workshop CIEGES MS – Estratégias Inteligentes: Desafios e Propostas para Saúde Digital em MS, voltado a profissionais de saúde e parceiros do SUS, com foco em soluções para fortalecer a rede e oferecer serviços mais ágeis e eficientes à população. Com informações: Agência de Notícias.