| Hoje é Terça-feira, 14 de Outubro de 2025.

Crianças em hospital recebem momentos de afeto por meio da equoterapia

Projeto busca humanizar o ambiente hospitalar e oferecer novas experiências aos pequenos.
Ampliar
Projeto de Equoterapia completa um ano em hospital de Dourados - Crédito: Divulgação/Arquivo Por: Editorial | 23/09/2025 14:48

Neste sábado (27/09), o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD/Ebserh), recebe mais uma edição do projeto “Galopes de Alegria: Cavalos que Curam”. A iniciativa, que leva a equoterapia para dentro do ambiente hospitalar, acontecerá das 8h às 11h e terá como protagonista o cavalo Brown.

A ação marca a quarta visita da equipe ao hospital, coincidindo com a celebração de um ano do projeto, criado em setembro de 2024.

Desde a primeira atividade realizada em 28 de setembro do ano passado, o “Galopes de Alegria” tem levado momentos de acolhimento, afeto e descontração a crianças hospitalizadas.

Segundo a idealizadora, Silvana Policiano, em entrevista ao Dourados News, a equoterapia dentro do hospital promove ganhos físicos, cognitivos, psicológicos e sociais aos pacientes.

Silvana Policiano ao lado do cavalo Brown - Foto: Divulgação 

“A equoterapia acessível ao ambiente hospitalar melhora o bem-estar biopsicossocial de pacientes com diversas condições, proporcionando benefícios físicos como força muscular, equilíbrio e coordenação motora; cognitivos como memória e atenção; e psicológicos e sociais como autoestima, socialização, controle da ansiedade e redução do estresse”, explica.

Além do contato direto com o cavalo, a experiência é fortalecida pelo ambiente afetivo construído entre equipe, pacientes e familiares.

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal  

“O vínculo afetivo com o animal e o ambiente terapêutico promovem a motivação, a superação de desafios e a melhora na qualidade de vida do paciente e do familiar e/ou responsável que o acompanha durante o tratamento hospitalar”, completa Silvana.

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal  

A equipe é formada por seis profissionais voluntárias, chamadas de “equoterapeutas”: a médica veterinária e instrutora de equitação Natália Antônio Capitão Vigário; a psicopedagoga, escritora e equoterapeuta Denise Caramori; a neuropsicóloga e equoterapeuta Adrielli Luana dos Santos; a fisioterapeuta neurofuncional e equoterapeuta Thais Duarte; a fisioterapeuta integrativa e equoterapeuta Thais Fernanda; e a psicopedagoga e equoterapeuta Silvana Policiano.

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal  

Silvana descobriu a equoterapia em 2024 e viu na prática uma forma de unir sua paixão por crianças, natureza e animais.

“A equoterapia surgiu como um presente: recebi um convite para estagiar em uma equipe e descobri um caminho que unia tudo o que amo — crianças, natureza e animais. Fiz minha formação na Associação Nacional de Equoterapia - ANDE BRASIL em Brasília e, desde então, atuar como equoterapeuta é uma realização”, conta.

Foi dessa experiência que nasceu o projeto “Galopes de Alegria”.

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal  

“O que me move é o amor e o desejo de que cada criança se sinta amada, acolhida e respeitada em seu tempo. Com esse propósito, criei o projeto Galopes de Alegria, que leva cavalos até hospitais, junto com uma equipe multiprofissional, para assim oferecer momentos de conexão e carinho às crianças. É mais do que um atendimento terapêutico — é um encontro de almas, com afeto e esperança”, afirma.

Silvana também fez questão de destacar a importância da ANDE-BRASIL nesse processo. “A ANDE-BRASIL foi onde fiz meu curso e no dia 14 de março de 2024 eu estava em Brasília realizando um sonho de ser equoterapeuta”, disse ao Dourados News, emocionada.

Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal  

Além da equipe multiprofissional, a ação conta com o apoio das áreas de infraestrutura e segurança do HU-UFGD, garantindo que toda a logística seja conduzida com segurança para os pacientes e para o animal.

O projeto, que tem como público-alvo crianças e adultos hospitalizados, tem como objetivo geral proporcionar bem-estar, alegria e fortalecimento por meio da interação com cavalos. A iniciativa oferece um momento de escape da rotina hospitalar, estimulando calma, confiança e recuperação.

HU-UFGD

O “Galopes de Alegria: Cavalos que Curam” acontece neste sábado, 27 de setembro de 2025, das 8h às 11h, no Hospital Universitário da UFGD, localizado na Rua Ivo Alves da Rocha, 558, bairro Altos do Indaiá, em Dourados.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: