A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (10), às 9h, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus acusados de articular uma trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022.
A sessão terá início com o voto do ministro Luiz Fux, terceiro a se pronunciar no processo. Até o momento, o placar está em 2 a 0 pela condenação, com os votos de Alexandre de Moraes, relator do caso, e Flávio Dino.
Os acusados respondem por crimes como organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. No caso do ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem, a denúncia se restringe aos três primeiros crimes.
Após o voto de Fux, os ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia devem se manifestar. A maioria será alcançada com três votos, definindo condenação ou absolvição. Se condenados, os réus poderão receber penas que chegam a 30 anos de prisão em regime fechado, embora a execução só ocorra após o julgamento de recursos.
Novas sessões estão previstas para quinta (11) e sexta-feira (12), quando o julgamento deve ser concluído. Com informações: Agência Brasil.