Os preços da soja registram leves ganhos na manhã desta terça-feira (9) na Bolsa de Chicago. Por volta das 7h30 (horário de Brasília), os contratos futuros avançavam de 1 a 1,25 ponto, levando o vencimento de novembro a US$ 10,35 por bushel e o de março a US$ 10,69.
O mercado do grão acompanha o movimento do farelo, que também apresenta alta, refletindo preocupações políticas na Argentina. Após a derrota nas eleições provinciais, o presidente Javier Milei afirmou que continuará com suas reformas, já de olho nas eleições de meio de mandato, marcadas para 26 de outubro.
Além disso, os preços respondem a fundamentos já conhecidos: a ausência da China nas compras dos Estados Unidos e a perspectiva de uma safra brasileira promissora, embora com preocupações iniciais sobre o clima. Especialistas projetam a chegada das chuvas no final do mês, estimulando os produtores a iniciarem os trabalhos no campo para a temporada 2025/26.
No paralelo, traders adotam cautela, enquanto o mercado se prepara para o novo boletim mensal de oferta e demanda do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), previsto para sexta-feira, 12 de setembro. Com informações: Notícias Agrícolas.