Nesta segunda-feira (8), os líderes dos países do Brics se reuniram em uma cúpula virtual organizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para discutir estratégias de ampliação do comércio e da integração financeira entre as nações do bloco. O encontro ocorreu em meio a um cenário de aumento de tarifas e pressões comerciais por parte dos Estados Unidos.
Em seu pronunciamento, Lula destacou que o Brics reúne 40% do PIB global, 26% do comércio internacional e quase 50% da população mundial, ressaltando a importância da cooperação para enfrentar o protecionismo e promover industrialização verde e sustentável. O presidente também citou o papel do Novo Banco de Desenvolvimento na diversificação econômica dos países do bloco.
O chefe de Estado brasileiro criticou medidas comerciais unilaterais e ressaltou que o Brics deve fortalecer a cooperação multilateral. A reunião abordou ainda crises globais, como a guerra na Ucrânia e o conflito em Gaza, e preparações para a 80ª Assembleia Geral da ONU e a COP30, em Belém.
Participaram da cúpula virtual os líderes da China, Egito, Indonésia, Irã, Rússia, África do Sul, além do príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos, do chanceler da Índia e do vice-ministro das Relações Exteriores da Etiópia. Com informações: Agência Brasil.