A cotação média do etanol hidratado no mercado paulista registrou alta em agosto pelo segundo ano consecutivo, segundo levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Pesquisadores destacam que esse comportamento é incomum para o período, tradicionalmente marcado pelo pico de colheita e queda de preços no mercado spot.
De acordo com os dados mensais do Cepea, iniciados em 1999, em 11 temporadas anteriores o valor do combustível caiu de julho para agosto. Para a safra 2025/26, a elevação dos preços é atribuída à menor oferta de etanol. Problemas na produção, como baixo rendimento agrícola, queimadas nos canaviais no ano passado e o clima seco nas principais regiões produtoras, reduziram a disponibilidade de cana-de-açúcar.
No fechamento de agosto, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado teve média de R$ 2,6716 por litro, alta de 4,02% em relação ao mês anterior. Já o etanol anidro, considerando spot e contratos, alcançou R$ 2,9713 por litro, aumento de 3,08%. Com informações: Notícias Agrícolas.