Cerca de 120 produtores participaram, na última quinta-feira (28), da 1ª Comitiva Leite Ativo, realizada no Sindicato Rural de Sidrolândia. O evento, promovido pela Frente Parlamentar do Leite da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), liderada pelo deputado Renato Câmara, teve como objetivo ouvir os produtores, levantar demandas e fomentar políticas públicas para ampliar a produção leiteira no Estado.
Durante o encontro, o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman de Souza, apresentou um panorama da cadeia leiteira em Sidrolândia e no Estado, destacando o potencial de crescimento e a importância do apoio técnico. “Temos cerca de 80 mil famílias de agricultores familiares, incluindo indígenas e quilombolas, mas ainda dependemos de leite de fora. Em Sidrolândia, contamos com 99 resfriadores de leite, sendo 65% públicos, coletando atualmente 12 mil litros por dia de aproximadamente 300 produtores”, explicou.
O evento também trouxe debates sobre sucessão familiar e acesso a crédito, temas apontados pela produtora Naiele Rodrigues como essenciais para que novos produtores permaneçam na atividade. “É desafiador para um filho continuar no campo. Precisamos de crédito mais acessível e incentivo à sucessão”, afirmou.
O deputado Renato Câmara, vice-presidente da ALEMS, fala aos produtores durante a 1ª Comitiva Leite Ativo em Sidrolândia, ao lado da vice-prefeita Chris Fiúza, que destacou a importância do incentivo à produção local. Foto: Assessoria.
O vice-presidente da ALEMS e presidente da Frente Parlamentar do Leite, deputado Renato Câmara, reforçou que o objetivo é aumentar a produção e garantir qualidade de vida aos produtores. O Programa Pró-Leite, lançado pelo Governo do Estado, prevê investimentos de R$ 70 milhões até 2026, incluindo ações de melhoramento genético e assistência técnica.
O coordenador da Câmara Setorial Consultiva dos Produtores de Leite e presidente da Assuleite, Éder Souza Oliveira, destacou que a comitiva tem a função de diagnosticar a realidade do setor e propor soluções, contando com apoio de instituições como Sebrae e Senar.
A vice-prefeita de Sidrolândia, Chris Fiúza, também participou do evento e ressaltou a importância de incentivar a produção local para fortalecer a economia do município e garantir produtos de qualidade.
Duas palestras técnicas integraram a programação: Orlando Camy, da Semadesc, detalhou os eixos do Pró-Leite, enquanto José Carlos de Oliveira, da Agraer, falou sobre manejo e criação de bezerras leiteiras, com material didático disponibilizado aos participantes.
A 1ª Comitiva Leite Ativo inicia uma série de encontros regionais, com foco em transformar o potencial leiteiro em prosperidade para os produtores, por meio de políticas integradas, apoio técnico e investimentos estruturantes. Com informações: Assessoria.