Um imenso paredão de poeira, conhecido como haboob, varreu a cidade de Phoenix, no Arizona, na segunda-feira (25), mergulhando a região em uma escuridão quase total. O fenômeno provocou a suspensão de voos, obrigou motoristas a deixarem as estradas e deixou milhares de pessoas sem eletricidade.
Os haboobs são comuns durante a temporada de monções no sudoeste dos Estados Unidos. Eles se formam quando uma tempestade leva ar frio para o solo do deserto, levantando poeira e sedimentos que podem atingir quilômetros de extensão e milhares de metros de altura.
Após a passagem da poeira, chuvas intensas e relâmpagos desencadearam alertas de inundações repentinas. De acordo com a cooperativa elétrica Trico, cerca de 7.200 residências ficaram sem energia, enquanto a polícia de Gilbert alertou para quedas de árvores e semáforos desligados, tornando a condução perigosa.
A visibilidade nas rodovias caiu a poucos metros, levando ao fechamento parcial da I-17 e à recomendação de motoristas presos no haboob para pararem e desligarem os faróis. No total, mais de dois milhões de pessoas foram afetadas pelo fenômeno, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia.
O NWS prevê tempestades isoladas até quinta-feira, antes que a estiagem retorne à região na sexta-feira. Com informações: Folha de Pernambuco.