A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, na última segunda-feira (25), a produção de versões manipuladas de medicamentos como Ozempic, Mounjaro, Wegovy, Victoza e Saxenda, utilizados no tratamento de diabetes e obesidade.
O despacho publicado pela agência vale especificamente para as versões biotecnológicas das substâncias semaglutida, tirzepatida e liraglutida, enquanto as moléculas sintéticas continuam liberadas para manipulação, desde que exista medicamento registrado no Brasil com o mesmo princípio ativo.
Segundo a Anvisa, qualquer manipulação da semaglutida ou da tirzepatida biotecnológica é irregular e ilegal, pois não há versões sintéticas desses medicamentos registradas no país. A agência destaca que os ingredientes importados usados nas versões biotecnológicas apresentam alto risco sanitário e exigem processos altamente complexos, como controle de identidade, pureza e estabilidade dos insumos farmacêuticos ativos (IFAs).
A proibição, entretanto, é temporária. A importação e manipulação poderão ser permitidas após avaliação e registro pela Anvisa, que também exige testes de controle de qualidade e seguirá intensificando a fiscalização das farmácias e laboratórios manipuladores. Com informações: MIDIAMAX.