O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira (25), no Palácio do Planalto, o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, em visita de Estado que reforçou a retomada da cooperação bilateral. Durante o encontro, Lula destacou que Brasil e Nigéria pretendem ampliar o fluxo comercial, apostando no livre comércio em um cenário mundial marcado pelo crescimento do protecionismo.
Segundo o presidente brasileiro, o intercâmbio entre os dois países caiu de US$ 10 bilhões, em 2014, para US$ 2 bilhões em 2024. Ele ressaltou que Brasil e Nigéria, duas das maiores economias de seus continentes, precisam intensificar a parceria em áreas como agricultura, petróleo, gás, fertilizantes, aeronaves e máquinas.
Lula também reafirmou a “dívida histórica” do Brasil com a África, defendendo uma relação baseada em solidariedade e transferência de tecnologia, especialmente no setor agrícola. Tinubu, por sua vez, destacou o interesse da Nigéria em cooperações nas áreas de energia, produção de medicamentos genéricos e parcerias com a Petrobras.
Durante a visita, foram assinados cinco atos bilaterais, incluindo acordo de aviação civil que permitirá a criação de um voo direto entre São Paulo e Lagos, a ser operado pela Air Peace, além de memorandos de entendimento em ciência, tecnologia, defesa, agricultura e investimentos.
A agenda também contemplou discussões sobre segurança, combate ao crime organizado e terrorismo. Ainda neste semestre, o Brasil enviará um adido da Polícia Federal para atuar em Abuja, capital nigeriana.
Após o encontro no Planalto, Lula recepcionou a comitiva para um almoço no Itamaraty, enquanto Tinubu seguiu para compromissos com representantes dos três Poderes e participação no Fórum Empresarial Nigéria-Brasil. Com informações: Agência Brasil.