Um encontro raro com a vida selvagem surpreendeu moradores de Porto São José, distrito de São Pedro do Paraná, nesta quarta-feira (20). O pescador Igor Lopes registrou duas onças-pintadas, possivelmente mãe e filhote, nadando pelo Rio Paraná. Para Igor, foi a primeira vez que presenciou os felinos de perto, e a empolgação foi evidente enquanto filmava os animais.
O biólogo e analista ambiental Vinícius Maccarini, do Comafen, analisou as imagens e explicou que é comum que os filhotes comecem a explorar o território sozinhos por volta de um ano e meio, mas ainda permaneçam próximos da mãe. “Pelas imagens, é possível observar que se trata de mãe e filhote. Momentos como este são importantes para acompanhar o comportamento desses animais”, destacou.
Onça-pintada mergulha nas águas do Rio Paraná em Porto São José; flagrante mostra o felino em movimento às margens do rio. Foto: Divulgação.
Nos últimos dias, onças-pintadas também foram vistas em outras localidades às margens do Rio Paraná, como em Querência do Norte, reforçando a presença frequente do maior felino da América do Sul na região. Apesar de não haver confirmação se a onça adulta vista recentemente é a mesma de avistamentos anteriores, a população local pode novamente apreciar a beleza e a imponência desses animais no seu habitat natural. Com informações: Portal da Cidade Loanda.