A tradicional procissão fluvial em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes reuniu na manhã desta sexta-feira (15) fiéis de Bataguassu (MS) e Presidente Epitácio (SP). O evento faz parte da 77ª edição da festa da padroeira, considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Mato Grosso do Sul.
O cortejo de barcos partiu por volta das 8h do distrito de Nova Porto XV, em Bataguassu. Neste ano, a Prefeitura contratou uma embarcação com capacidade para 400 pessoas, permitindo maior participação dos fiéis na travessia pelo Rio Paraná.
Fiéis de Bataguassu e Presidente Epitácio participam da tradicional procissão fluvial em homenagem a Nossa Senhora dos Navegantes, que percorreu o Rio Paraná reunindo centenas de pessoas e autoridades locais – Fotos: Jhone Silva.
Autoridades municipais e estaduais marcaram presença, entre elas o deputado estadual Pedro Arlei Caravina, a prefeita de Bataguassu, Wanderleia Caravina, o prefeito de Presidente Epitácio, André Lima, e a senadora Soraya Thronicke. O deputado Caravina ajudou a carregar o andor com a imagem da santa e destacou a importância cultural do evento.
O trajeto até Presidente Epitácio durou cerca de duas horas, com chegada ao Píer Turístico por volta das 10h. Em seguida, os fiéis participaram de carreata até o Pavilhão de Eventos da Orla Fluvial, onde foi celebrada a missa em homenagem à padroeira. O retorno para Nova Porto XV ocorreu por volta do meio-dia, encerrando a procissão fluvial que simboliza a união das comunidades da região. Com informações: Cenário MS.