A vereadora Luiza Ribeiro (PT) confirmou a presença do chefe de missão do Consulado da Bolívia em Corumbá, cônsul Simons William Durán Blacutt, na audiência pública que debaterá a reativação da Ferrovia Malha Oeste. O evento será realizado nesta sexta-feira (15), a partir das 9h, na Câmara Municipal de Campo Grande, por iniciativa do presidente da Casa, vereador Epaminondas Neto – Papy (PSDB), e da própria vereadora.
A audiência atende a solicitações do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de Bauru e Mato Grosso do Sul (STEFBU), do deputado estadual Zeca do PT e do deputado federal Vander Loubet (PT).
A presença do cônsul boliviano reforça a dimensão internacional do tema, já que a reativação da Malha Oeste é estratégica para a Rota Bioceânica, conectando o Brasil aos portos do Pacífico por meio da integração com a malha ferroviária da Bolívia. O corredor é compatível em bitola e pode criar novas oportunidades de exportação e importação para toda a América Latina.
“A retomada da Malha Oeste pode transformar a logística do nosso Estado, impulsionar o comércio internacional, gerar empregos e fortalecer a integração latino-americana. É fundamental que todos os atores — do Brasil e da Bolívia — estejam unidos nesse diálogo”, destacou Luiza Ribeiro.
Além do cônsul, já confirmaram presença autoridades como João Carlos Parkinson de Castro, coordenador nacional dos Corredores Rodoviário e Ferroviário Bioceânicos; deputados Vander Loubet, Jilmar Tatto e Zeca do PT; a secretária Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira (SEAD); José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil; representantes de setores logísticos e sindicais, como Paulo João Estausia, presidente da CNTTL.
A vereadora reforça o convite à população, empresários, sindicatos e demais autoridades para participarem do debate, que visa construir soluções conjuntas para viabilizar a ferrovia e potencializar a integração logística entre Brasil, Bolívia e outros países ligados à Rota Bioceânica. Com informações: Assessoria.