O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta segunda-feira (12) que a Casa Legislativa dará prioridade à tramitação das medidas propostas pelo governo federal para proteger os setores da economia brasileira contra o aumento de tarifas de 50% imposto pelos Estados Unidos. O chamado “tarifaço” foi anunciado pelo presidente norte-americano Donald Trump e ameaça produtos brasileiros como café, manga e carne, pilares importantes para a economia nacional.
Durante reunião de líderes, Motta destacou a importância do diálogo diplomático para tentar reverter o impasse, citando casos anteriores de sucesso, como a negociação que suspendeu as sobretaxas sobre a laranja e a Embraer. O presidente da Câmara também ressaltou que a equipe econômica está finalizando um plano de contingência que deverá ser apresentado ao presidente Lula ainda nesta semana, com o compromisso da Casa de acelerar a aprovação das medidas necessárias.
Além da pauta relacionada à defesa da economia brasileira, Motta informou que a Câmara também dará atenção a outros temas prioritários nesta semana, como projetos voltados à proteção de crianças e adolescentes nas redes sociais, a PEC da Segurança Pública, o novo Plano Nacional de Educação e a regulamentação da inteligência artificial. Também estão previstas votações de medidas provisórias sobre tributação de bancos e fintechs.
Em meio às discussões, Hugo Motta criticou a recente viagem do deputado Eduardo Bolsonaro aos Estados Unidos, afirmando que “nem seus eleitores e nem seus apoiadores concordariam com essas ações que estão sendo tomadas contra o Brasil”. Com informações: Jovem Pan.