O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da China, Xi Jinping, mantiveram uma conversa por telefone na noite desta segunda-feira (11) para reafirmar o compromisso de fortalecer a parceria comercial entre Brasil e China, maior parceiro econômico do país sul-americano. A ligação, que durou cerca de uma hora, ocorreu em meio à escalada de tarifas impostas pelos Estados Unidos a parceiros comerciais, situação que levou os dois líderes a defenderem o multilateralismo e a cooperação entre países do Sul Global.
De acordo com a agência oficial chinesa Xinhua, Xi Jinping destacou a intenção da China de ser exemplo de “unidade e autossuficiência” e convidou todas as nações a se oporem ao unilateralismo e ao protecionismo, políticas adotadas recentemente pelos Estados Unidos para tentar recuperar competitividade econômica.
Lula e Xi também ressaltaram o papel central do G20 e do Brics na construção de consensos internacionais que promovam a justiça global e o desenvolvimento dos países emergentes. O presidente chinês manifestou ainda apoio à defesa da soberania brasileira e à proteção dos direitos legítimos do Brasil no cenário internacional.
A conversa abordou avanços na sinergia dos programas de desenvolvimento dos dois países, com compromisso de ampliar a cooperação em áreas como saúde, petróleo e gás, economia digital e tecnologia espacial. Em paralelo, o governo brasileiro trabalha em um plano de contingência para mitigar os impactos das tarifas elevadas impostas pelos Estados Unidos sobre 35,9% das exportações brasileiras ao país, cerca de 4% do total.
Na área agrícola, Lula mencionou a intermediação junto à China para retomar a venda de pé de frango, após o Brasil recuperar o status de país livre de gripe aviária — importante movimento para o maior mercado consumidor da carne de frango brasileira.
Além das questões comerciais, os líderes trocaram impressões sobre a conjuntura global e os esforços de paz na guerra entre Rússia e Ucrânia. Lula também destacou a importância da participação chinesa na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém (PA), em novembro. Xi Jinping garantiu a presença de uma delegação de alto nível e compromisso conjunto para o sucesso do evento. Com informações: Agência Brasil.