A comitiva formada por empresários e autoridades públicas de Mato Grosso do Sul, liderada pelo presidente da Fiems, Sérgio Longen, iniciou nesta segunda-feira (11/08) a segunda etapa da Missão Ásia, com compromissos no Japão. O primeiro dia contou com a participação na Expo Osaka 2025, uma importante vitrine internacional para negócios e inovação.
No pavilhão do Brasil, o grupo foi recebido por Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e do International Poultry Council. Durante o encontro, discutiram estratégias para ampliar a presença da avicultura brasileira no mercado global, especialmente diante do impacto das tarifas dos Estados Unidos sobre as exportações brasileiras.
Para Sérgio Longen, a missão tem como foco a diversificação de mercados, reduzindo a dependência dos Estados Unidos. “Ações como essa trazem tranquilidade para a sociedade e mostram nosso estado pujante e que gera muitas oportunidades. Essa é a direção correta a seguir”, afirmou o líder empresarial.
Comitiva brasileira em reunião com representantes sauditas, discutindo parcerias econômicas e cooperação durante visita à Arábia Saudita na Missão Ásia 2025. Foto: Assessoria.
O governador Eduardo Riedel destacou a importância de ampliar o mercado japonês para a proteína animal de Mato Grosso do Sul, principalmente a carne bovina. “Exportamos US$ 116 milhões para o Japão, sendo US$ 60 milhões em frango. Estamos em busca de novos mercados e para isso precisamos construir uma relação de confiança com o Japão, um grande parceiro do Brasil e de nosso estado”, comentou.
Além da Expo, a comitiva visitou o pavilhão da Arábia Saudita, país sede da próxima Expo em 2030, conhecendo seu potencial econômico e o projeto do evento.
A Missão Ásia começou no dia 4 de agosto na Índia e segue para Singapura após o Japão. A previsão de retorno é 16 de agosto. Com informações: Assessoria.