|
Hoje é Sábado, 27 de Dezembro de 2025.
Uma jovem de 23 anos, moradora do distrito Porto XV de Novembro, em Bataguassu, registrou na Polícia Civil nesta quarta-feira (6) um boletim de ocorrência após ter sua imagem usada indevidamente em um perfil de fofocas no Instagram, que divulga segredos e rumores sobre a comunidade local. Além da exposição indevida, a vítima recebeu ameaça explícita de ter sua casa incendiada caso as publicações não fossem removidas — conteúdo que, segundo ela, não foi produzido por sua autoria.
Desde 22 de julho, a conta intitulada “@portoxvcasosabafados” tem divulgado informações pessoais e controversas sobre moradores da região, causando tumulto e insegurança. Para piorar, o criminoso ou a criminosa usou a foto da jovem para se passar por ela, tentando atribuir a responsabilidade das publicações à vítima.
A situação configura crimes previstos no Código Penal, como falsa identidade (art. 307), ameaça (art. 147) e crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria, arts. 138 a 140). A polícia segue investigando para identificar os responsáveis e garantir a proteção da jovem e da comunidade.
Vale lembrar que, apesar da liberdade de expressão garantida pela Constituição Federal, o anonimato é proibido quando usado para praticar ilícitos, garantindo que os autores de conteúdos ofensivos possam ser responsabilizados judicialmente. Com informações: Cenário MS.
