Um importante avanço para a inclusão e valorização da Educação Especial foi firmado em Dourados com a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) e a Prefeitura. O acordo prevê a criação de 210 novos cargos para professores de Apoio Pedagógico Educacional da Educação Especial, com a chamada até o início de 2026.
A medida atende a um compromisso firmado em 2018 com o MP e representa uma das maiores conquistas da área nos últimos anos, beneficiando diretamente crianças com deficiência que estudam na rede municipal.
O vereador Sergio Nogueira (PP) teve papel fundamental para a efetivação da medida. Desde janeiro de 2024, o parlamentar atuou na articulação entre os professores, o Executivo municipal e o Ministério Público, intermediando diálogos, participando de audiências e defendendo publicamente a causa.
“Essa é uma vitória coletiva. Lutamos não apenas por concursos, mas pelo direito das crianças com deficiência de receberem atendimento adequado e digno. Essa conquista valoriza os profissionais da Educação Especial e garante o cuidado necessário a centenas de estudantes e suas famílias. Estou muito feliz em ter contribuído com essa luta legítima, humana e transformadora”, afirmou o vereador.
Representando os professores, José Aparecido Apolinário destacou o apoio decisivo de Nogueira desde o início da mobilização, em janeiro deste ano. “Passamos por muitos perrengues, mas vencemos cada obstáculo com o apoio do vereador. Essa conquista é dos professores, mas principalmente das crianças que agora terão seus direitos garantidos com profissionais especializados ao seu lado”, afirmou.
A mobilização da categoria e a sensibilidade da atual gestão municipal também foram lembradas como elementos fundamentais. Segundo Apolinário, a luta continuará até a efetivação completa dos aprovados no concurso realizado em 2023. Com informações: Folha de Dourados.