| Hoje é Terça-feira, 16 de Setembro de 2025.

Rota Bioceânica é apresentada na Índia como novo caminho entre América do Sul e Ásia

Comitiva de Mato Grosso do Sul liderada por Eduardo Riedel promove projeto logístico internacional e busca atrair investimentos para o Estado.
Ampliar
Governador Eduardo Riedel apresenta a Rota Bioceânica a autoridades indianas durante missão comercial que busca ampliar parcerias entre Mato Grosso do Sul e a Ásia. Foto: Divulgação. Por: Editorial | 06/08/2025 14:16

Uma das maiores apostas para a integração logística entre América do Sul e Ásia, a Rota Bioceânica foi apresentada nesta semana a empresários e autoridades da Índia. A missão institucional e comercial é liderada pelo governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, e tem como objetivo atrair investimentos e abrir novos mercados para os produtos sul-mato-grossenses.

Ligando o Atlântico ao Pacífico por meio do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, a Rota Bioceânica promete reduzir em até 25% o tempo de transporte de mercadorias entre os dois continentes. "A Índia vive um momento de forte crescimento, com grande potencial de complementaridade com Mato Grosso do Sul. As primeiras agendas mostram o tamanho das oportunidades que temos pela frente", afirmou Riedel.

Entre os compromissos da comitiva está a visita à sede da Mahindra, uma das maiores fabricantes de tratores e equipamentos agrícolas do mundo. Durante o encontro, foram destacadas as vantagens logísticas e comerciais da nova rota. “A receptividade foi excelente. Houve grande interesse por parte das empresas indianas, especialmente pela possibilidade de acessar novos mercados com mais eficiência”, destacou o governador.

A delegação também foi recebida pelo governador do estado de Maharashtra, C.P. Radhakrishnan, em Mumbai — principal centro financeiro da Índia. O encontro reforça a aproximação iniciada em visitas anteriores de representantes indianos ao Brasil.

Além da pauta econômica, o secretário estadual de Desenvolvimento, Jaime Verruck, iniciou tratativas para parcerias nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. “A Índia possui expertise em setores estratégicos, e Mato Grosso do Sul quer estar conectado a esse ecossistema”, disse.

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, participou das reuniões com empresários locais e destacou o esforço de internacionalização das indústrias sul-mato-grossenses. “Apresentamos projetos importantes e reforçamos o convite para que conheçam nosso Estado”, afirmou.

A comitiva inclui ainda o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gerson Claro; o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Artur Falcette; o diretor de Relações Internacionais da Fiems, Aurélio Rolim; o diretor-superintendente do Sebrae-MS, Cláudio Mendonça; e o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-MS e vice-presidente da Famasul, Maurício Saito.

A missão segue até a próxima semana com foco em parcerias estratégicas, prospecção de investimentos e ampliação da presença internacional de Mato Grosso do Sul no cenário asiático. Com informações: Mais CG.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: