|
Hoje é Domingo, 28 de Dezembro de 2025.
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Santa Catarina (FICCO/SC) deflagrou na manhã desta terça-feira (5) a Operação É Tetra, com o objetivo de desarticular organização criminosas envolvidas no tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás.
Estão sendo cumpridos 35 mandados de busca e apreensão. Além disso, a Justiça determinou o sequestro de bens e valores pertencentes aos investigados e a empresas ligadas ao grupo, totalizando até R$ 35 milhões.
As investigações começaram em setembro de 2023, após a prisão de um foragido condenado na Operação Trinca de Ases, realizada anteriormente pela Polícia Federal. O criminoso foi localizado no interior de São Paulo, usando documentos falsos. A análise de dados apreendidos levou à descoberta de uma rede criminosa com movimentação financeira expressiva e indícios claros de lavagem de dinheiro.
Durante a apuração, foi possível identificar uma complexa estrutura envolvendo pessoas físicas e jurídicas utilizadas para dar aparência lícita ao dinheiro oriundo do tráfico de drogas.
A FICCO/SC é composta por agentes da Polícia Federal, Polícia Civil de Santa Catarina e da Secretaria de Justiça e Cidadania do estado, atuando de forma conjunta no enfrentamento ao crime organizado.
Na primeira fase da operação, realizada em 16 de abril de 2024, uma pessoa ligada ao mesmo esquema foi presa em flagrante com 33 kg de cocaína.
Os mandados estão sendo cumpridos em diversas cidades, como Florianópolis, Criciúma, Balneário Camboriú (SC), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Osasco (SP) e (MS), entre outras. A coletiva de imprensa sobre o caso foi realizada às 10h na Superintendência da PF em Florianópolis. Com informações: PF/ Coordenador da FICCO/SC.
