Uma nova resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada nesta segunda-feira (4) no Diário Oficial da União, define que a jornada mínima para escolas de tempo integral deverá ser de sete horas diárias ou 35 horas semanais. A medida se aplica a todas as etapas da educação básica: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
A Resolução nº 7/2025 estabelece diretrizes para a organização da educação em tempo integral, que deverá ser implementada com base em princípios como equidade, inclusão, diversidade, justiça curricular e gestão democrática. A norma orienta redes de ensino estaduais e municipais, além de escolas públicas e privadas, quanto à implantação, acompanhamento e avaliação da oferta ampliada de jornada escolar.
A iniciativa integra o Programa Escola em Tempo Integral (ETI), política do governo federal que visa ampliar o número de matrículas com jornada estendida em todo o país. O objetivo central do programa é garantir que mais estudantes tenham acesso a um ensino mais completo, com foco no desenvolvimento integral. Com informações: Agência Brasil.