Durante o mês de agosto, a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) participa da Operação Shamar, uma iniciativa nacional voltada ao enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, bem como à prevenção do feminicídio.
No Estado, o 12º Batalhão de Polícia Militar está promovendo o reforço do policiamento ostensivo e a intensificação de ações estratégicas em toda sua área de atuação. O objetivo principal é garantir mais segurança à população, proteger vítimas de violência e responsabilizar os agressores.
Ilustração da Operação Shamar, promovida pela PMMS e pelo 12º BPM, reforçando o compromisso no combate à violência contra a mulher e na prevenção ao feminicídio em Mato Grosso do Sul. Foto: Divulgação.
“A violência doméstica é uma das agressões mais cruéis, pois acontece dentro do lar, onde a vítima deveria se sentir segura”, alerta a corporação. Ainda hoje, muitas mulheres têm medo de denunciar, por isso a PMMS se faz presente não apenas nas ruas, mas também em escolas e comunidades, promovendo acolhimento, orientação e proteção.
A Operação Shamar também conta com atuação integrada entre a PMMS, delegacias especializadas, Ministério Público, Poder Judiciário e órgãos da assistência social. Essa parceria fortalece o atendimento humanizado às mulheres em situação de vulnerabilidade.
A PMMS reforça a importância da denúncia: ligue 190 ou 181. O anonimato é garantido, e cada denúncia pode salvar uma vida.
PMMS: Presente, ativa e atuante na defesa das mulheres.