Entre os dias 4 e 16 de agosto, uma comitiva liderada pelo governador Eduardo Riedel embarca para a Ásia com o objetivo de posicionar Mato Grosso do Sul como um dos principais polos de investimento e exportação do Brasil. A missão, que contempla reuniões em Índia, Japão e Singapura, será focada na apresentação de projetos estratégicos do Estado, como a Rota Bioceânica, parcerias público-privadas (PPPs) e o compromisso com o desenvolvimento sustentável.
Durante coletiva realizada na sede da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, Riedel destacou a importância da missão: “Estamos levando ao maior mercado consumidor do mundo nossas oportunidades na agroindústria, transição energética e segurança alimentar. Nosso objetivo é construir parcerias duradouras que tragam emprego, renda e desenvolvimento”.
A agenda contará com reuniões com conglomerados como Mahindra, Aditya Birla e Tata Group, na Índia; Sumitomo Corporation e Mitsui, no Japão; além da RGE, MTA e Temasek, em Singapura. A comitiva também participará da Expo 2025 Osaka e de conferências internacionais voltadas ao agronegócio e sustentabilidade.
Além do Governo do Estado, a missão terá representantes da Fiems, Sebrae e Assembleia Legislativa. Um dos destaques é o papel de Mato Grosso do Sul na Rota Bioceânica, com ligação estratégica ao Oceano Pacífico via a ponte binacional entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, no Paraguai.
O Estado também apresentará seu compromisso com a agenda verde, com a meta de se tornar Carbono Neutro até 2030, vinte anos antes do prazo previsto no Acordo de Paris. “Essa visão moderna e sustentável reforça o ambiente de negócios confiável que estamos construindo”, afirmou o governador.
Segundo Sérgio Longen, presidente da Fiems, “a escolha desses três países é estratégica, baseada no interesse demonstrado por esses mercados em se conectar com o nosso Estado. A missão é fruto de um planejamento estruturado, com foco em resultados concretos”.
Com um PIB projetado para crescer 4,4% em 2025, Mato Grosso do Sul desponta no cenário nacional pelo avanço da sua agroindústria, investimentos em celulose, bioenergia e infraestrutura. A expectativa é de que a missão à Ásia amplie esse protagonismo no cenário internacional. Com informações: Comunicação do Governo de MS.