Os preços de alimentos típicos de inverno, como legumes, tubérculos e proteínas, registraram forte queda nos supermercados em junho, segundo o Índice de Preços dos Supermercados (IPS), divulgado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fipe.
Na categoria dos produtos in natura, a deflação chegou a 6,03%. Entre os legumes, a redução foi de 5,99%, com destaque para a cenoura (-17,62%), beterraba (-17,11%), chuchu (-12,69%) e mandioca (-5,96%). Já os tubérculos tiveram queda ainda mais expressiva, de 6,82%, com batata (-11,07%), cebola (-5,09%) e alho (-1,59%) entre os principais recuos.
“A queda nos preços está ligada à melhoria nas condições de oferta, especialmente na produção agrícola. Em 2025, as chuvas bem distribuídas nos primeiros meses do ano favoreceram o desempenho de diversas culturas, resultando em maior oferta e alívio nos preços”, explicou o economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz.
Além dos vegetais, proteínas como carnes bovinas e frango também ficaram mais acessíveis. O acém registrou queda de 3,58%, o coxão mole 1,83% e a costela 1,12%. O frango teve redução de 1,97% e o arroz, item essencial da cesta básica, apresentou deflação de 2,40%.
Os dados são animadores para os consumidores, especialmente durante os meses mais frios, quando pratos quentes como sopas e caldos ganham espaço no cardápio das famílias. Com informações: Agência Brasil.