| Hoje é Sexta-feira, 01 de Agosto de 2025.

Deputado Nikolas Ferreira anuncia novo pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes após sanções dos EUA

Ministro do STF é acusado de autoritarismo, censura e parcialidade; esta será a 48ª representação contra Moraes no Senado.
Ampliar
Nikolas Ferreira durante pronunciamento no Congresso: novo pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes é motivado por sanções internacionais e alegações de abuso de autoridade. Foto: Divulgação. Por: Editorial | 31/07/2025 15:07

Após o governo dos Estados Unidos aplicar sanções contra o ministro Alexandre de Moraes com base na Lei Magnitsky, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) anunciou, nesta quarta-feira (30), que vai protocolar um novo pedido de impeachment contra o magistrado do Supremo Tribunal Federal (STF). Em publicação nas redes sociais, o parlamentar afirmou que Moraes “já não representa a Justiça, mas sim o autoritarismo travestido de legalidade”.

Entre os argumentos que embasam o pedido, Nikolas cita suposto ativismo judicial, violação de direitos humanos e medidas consideradas abusivas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O parlamentar também acusa Moraes de censura e perseguição ideológica.

O foco principal das críticas é o inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Segundo Nikolas, a condução do processo foi “totalmente parcial, ignorando provas e garantias legais, com penas desproporcionais e sem direito à ampla defesa”.

Este será o segundo pedido formalizado contra o ministro em menos de uma semana. No último dia 23, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) também apresentou requerimento ao Senado, alegando crimes de responsabilidade e censura a manifestações políticas do pai e do irmão.

O caso de Alexandre de Moraes se destaca no Congresso: o ministro já acumula 48 pedidos de impeachment, sendo o mais visado da história do STF. No total, 177 representações contra ministros da Corte foram apresentadas até hoje. Luís Roberto Barroso, atual presidente do Supremo, aparece em segundo lugar com 28 pedidos, seguido por Gilmar Mendes, que tem 22. Com informações: Jovem Pan.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: