Uma aeronave A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, caiu na manhã desta quarta-feira (30) em Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo. O acidente ocorreu por volta das 10h30, durante um voo de treinamento realizado em uma área desabitada, segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB).
De acordo com a FAB, o piloto conseguiu se ejetar com sucesso e está fora de perigo. Ele foi imediatamente atendido e está passando por avaliações médicas. "O Comando da Aeronáutica informa que a aeronave acidentou-se durante atividade de rotina do EDA, em local apropriado para esse tipo de operação", informou a Força.
O Corpo de Bombeiros encaminhou duas viaturas ao local para atendimento da ocorrência. Equipes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) também foram acionadas e já se deslocam até o local para realizar os procedimentos de Ação Inicial, com o objetivo de apurar as causas do acidente.
A Esquadrilha da Fumaça é uma das principais atrações da aviação militar brasileira, reconhecida por suas manobras de precisão e demonstrações em eventos nacionais e internacionais. Com informações: Jovem Pan.