Um acidente envolvendo um veículo VW Passat, na manhã desta sexta-feira (25), na rodovia MS-160, entre os municípios de Tacuru e Sete Quedas, chamou a atenção para as condições precárias das estradas que cortam o Cone Sul de Mato Grosso do Sul. O incidente ocorreu no quilômetro 108 — como indica a placa de sinalização presente no local —, a cerca de 20 quilômetros de Sete Quedas. Apesar da destruição do veículo, os ocupantes não sofreram ferimentos graves.
Placa recém-instalada indica o km 108 da MS-160, onde um veículo capotou após o motorista perder o controle em um trecho com irregularidades na pista. (Foto: José Luiz Bressa)
Segundo o motorista, que seguia com a esposa para Sete Quedas, um buraco e irregularidades na pista causaram o acidente. Ao fazer uma curva e cruzar com duas carretas no sentido de Tacuru, ele perdeu o controle do carro. O veículo saiu da pista, colidiu contra uma base de concreto tipo meio-fio e capotou em seguida. Apesar da gravidade do acidente e dos danos materiais, o casal saiu ileso, sofrendo apenas um grande susto.
Foto: José Luiz Bressa
O episódio reforça o alerta às autoridades governamentais sobre a necessidade urgente de recapeamento e manutenção das rodovias estaduais da região do Cone Sul, especialmente da MS-160, MS-180, Ms- 156 e MS-295 Paranhos.
Placa recém-instalada indica o km 63 da MS-180, em trecho que permanece sem pavimentação uma década. A obra, entre Iguatemi e Juti, ainda não foi concluída. (Foto: José Luiz Bressa)
Motoristas que estavam no local também relataram à reportagem do Portal do Conesul que, embora algumas melhorias estejam em andamento — como instalação de guard-rails, sinalização e pintura —, a pista continua esburacada.
Trecho da MS-180 apresenta asfalto desgastado, buracos e acúmulo de água, colocando em risco a segurança dos motoristas que trafegam entre Iguatemi e Juti. (Foto: José Luiz Bressa)
Além disso, há trechos com problemas estruturais graves, como a MS-180 entre Iguatemi e Juti, ainda sem pavimentação concluída, e pontos muito deteriorados na MS-295, que liga Eldorado a Amambai.
MS-295, entre Eldorado e Amambai, apresenta diversos buracos e desníveis, mesmo com a presença de sinalização e defensas metálicas. Condições da pista oferecem risco aos motoristas. (Foto: José Luiz Bressa)
As condições precárias dessas vias, marcadas por buracos, desníveis e sinalização insuficiente, representam riscos constantes à segurança de quem trafega pelo Cone Sul de Mato Grosso do Sul, evidenciando a urgência de intervenções estruturais para evitar novos acidentes.