O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (22) a formalização de um acordo comercial com a Indonésia, que recentemente se tornou membro pleno do Brics — bloco econômico que também reúne Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.
Segundo Trump, o pacto estabelece que a Indonésia abrirá seu mercado para produtos industriais, tecnológicos e agrícolas norte-americanos, eliminando 99% das barreiras tarifárias. Em contrapartida, os produtos indonésios continuarão enfrentando uma tarifa de 19% para entrar no território dos EUA.
“Os Estados Unidos da América passarão a vender produtos fabricados em solo americano para a Indonésia com tarifa ZERO, enquanto a Indonésia pagará 19% de tarifa sobre todos os seus produtos que entrarem nos EUA — o melhor mercado do mundo!”, escreveu Trump em sua rede social, a Truth Social.
O acordo também prevê que a Indonésia fornecerá minerais considerados críticos para a indústria americana e firmará contratos bilionários para a compra de aeronaves da Boeing, produtos agrícolas e energia dos EUA. Trump afirmou que a medida trará benefícios diretos para trabalhadores, agricultores, pecuaristas, empresas de tecnologia e fabricantes de automóveis dos Estados Unidos.
O anúncio repercute em meio à reorganização global promovida pela ampliação do Brics, bloco que vem buscando ampliar seu poder de influência nos mercados internacionais. Com informações: Canal Rural.