|
Hoje é Domingo, 28 de Dezembro de 2025.
A 1ª Delegacia de Polícia de Paranaíba concluiu, em 2024, uma investigação que resultou na condenação de dois homens por lavagem de dinheiro, crime relacionado ao tráfico de drogas. A apuração teve origem na Operação Sansão, deflagrada após a prisão em flagrante de um dos investigados. O caso chamou atenção pela rápida e expressiva evolução patrimonial do suspeito, o que motivou o aprofundamento das investigações.
Com apoio técnico do Laboratório de Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil (LAB-LD/PCMS), os policiais civis utilizaram ferramentas de inteligência artificial para analisar milhares de transações bancárias. A tecnologia permitiu identificar indícios claros de ocultação de valores ilícitos, como transferências repetidas via PIX, movimentações entre contas pessoais e jurídicas e o uso de terceiros como intermediários — os chamados money mules.
Durante o inquérito, foi descoberto um segundo envolvido no esquema, também com movimentações financeiras atípicas. A robustez das provas, que incluíram quebras de sigilo bancário e cruzamento de dados, comprovou a tentativa dos investigados de dar aparência lícita ao dinheiro obtido com o tráfico de drogas.
Os dois foram presos preventivamente e, em sentença proferida em 2025 pela Vara Criminal de Paranaíba, acabaram condenados: um a 10 anos e 10 meses de prisão, e o outro a 9 anos e 10 meses, ambos por lavagem de dinheiro.
Na decisão, o juiz destacou o uso de estratégias sofisticadas para driblar o sistema de controle financeiro, como o fracionamento de valores (smurfing), transferências padronizadas e a mistura de recursos lícitos com ilícitos. Segundo ele, os próprios réus atuavam em diversas etapas do processo de lavagem: da colocação e ocultação à integração dos valores no sistema econômico formal.
A sentença reforça o papel estratégico da Polícia Civil na repressão à lavagem de dinheiro. Investigações patrimoniais detalhadas são fundamentais para desarticular o fluxo financeiro de organizações criminosas, em especial do tráfico de drogas, contribuindo assim para a segurança pública e o combate à criminalidade. Com informações: PCMS.
