| Hoje é Quinta-feira, 31 de Julho de 2025.

Aos 89 anos, morre Roberto Duailibi, mestre da comunicação e criador da DPZ

Fundador da DPZ e referência da publicidade brasileira, publicitário morreu aos 89 anos; legado é exaltado por amigos, alunos e profissionais do setor.
Ampliar
Dualibi era um dos nomes mais premiados da publicidade brasileira - Foto: DivulgaçãoDualibi era um dos nomes mais premiados da publicidade brasileira - Foto: Divulgação Por: Editorial | 19/07/2025 17:55

O corpo de Roberto Duailibi, um dos nomes mais emblemáticos da publicidade brasileira, está sendo velado neste sábado (19), no Cemitério do Morumbi, em São Paulo. O publicitário faleceu na sexta-feira (18), aos 89 anos, deixando um legado que atravessa gerações no campo da comunicação e da criatividade.

Desde o início da manhã, familiares, amigos, ex-alunos e colegas de profissão compareceram ao velório para prestar as últimas homenagens. O clima era de comoção, mas também de profundo reconhecimento por uma trajetória marcada pela inovação, inteligência e generosidade.

Ruben Duailibi, filho do publicitário, destacou como a influência do pai moldou sua visão sobre comunicação. “Todo mundo virou publicitário na família e eu virei jornalista. Tudo é mídia, tudo é imagem… Clientes viraram amigos — e isso era a essência da profissão”, disse.

Entre os presentes, também estavam nomes da publicidade e da cultura. José Pastore, professor da USP e membro da Academia Paulista de Letras, lembrou da convivência com Duailibi na academia: “Ele unia uma cultura ampla, generosidade pessoal e uma dedicação ímpar. Muitas das nossas realizações só aconteceram graças à força e ao empenho dele.”

Um pilar da publicidade moderna

Nascido de mãe brasileira e pai libanês, Roberto Duailibi se mudou para São Paulo ainda na infância. Começou sua carreira nos anos 1950, passando por grandes agências como JWT, McCann Erickson e Standard Propaganda, onde chegou ao cargo de vice-presidente de criação.

O marco decisivo veio em 1968, quando fundou a agência DPZ ao lado de Francesc Petit, José Zaragoza e Ronald Persichetti. A inovação do grupo revolucionou o mercado publicitário brasileiro. Um ano depois, Duailibi foi eleito “Publicitário do Ano” pelo Prêmio Colunistas.

Para Luiz Lara, também publicitário, Duailibi foi um divisor de águas na história da comunicação no país. “A publicidade brasileira se divide antes e depois da DPZ. Ele, Petit e Zaragoza construíram marcas com criatividade, visão e ousadia.”

Educador e pensador da comunicação

Além do trabalho como publicitário, Roberto Duailibi teve papel fundamental na formação de novas gerações. Foi professor na ESPM e na ECA/USP, influenciando centenas de estudantes ao longo das décadas. Presidiu por dois mandatos a Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAP) e atuou em conselhos de entidades como a Fundação Bienal de São Paulo.

Duailibi também era autor de obras importantes no campo do marketing e da criatividade, como Criatividade & Marketing — onde apresentou o conceito da “régua heurística” — Cartas a um Jovem Publicitário e a série Ideias Poderosas, em parceria com Marina Pechlivanis.

O sepultamento está marcado para as 16h deste sábado no mesmo cemitério. Em um momento de reverência e saudade, o mercado da comunicação se despede de um mestre cujo pensamento moldou décadas da publicidade no Brasil. Com informações do Ofuxico.

 

 




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: