Durante o lançamento do novo pacote de programas voltados ao desenvolvimento econômico de Naviraí, realizado na quinta-feira (17), na sede da Associação Comercial e Empresarial (ACEN), o prefeito Rodrigo Sacuno defendeu a união entre os setores público, privado e a sociedade para impulsionar o progresso do município.
No evento, que marcou o início oficial do programa Cidade Empreendedora — parceria com o Sebrae/MS e o Governo do Estado — também foram apresentados os resultados dos primeiros 180 dias de atuação da Gerência de Desenvolvimento Econômico (GEDEC), com destaque para a chegada de novas indústrias e geração de empregos.
“Mais importante do que nossas diferenças partidárias é o compromisso que temos com a cidade. Naviraí precisa de todos nós, unidos por uma só causa: o bem da nossa gente”, afirmou Sacuno. O prefeito destacou ainda que a gestão municipal está comprometida em promover um ambiente fértil para quem deseja investir, empreender e crescer junto com o município.
Entre os programas apresentados, o Desenvolve Naviraí é considerado a principal iniciativa. Segundo o titular da GEDEC, José Antônio Cordeiro Leal Umemura, o “Mano”, a proposta é fortalecer empresas locais e ampliar a participação dos negócios do município nas compras governamentais, beneficiando desde microempreendedores até grandes empresas.
Outras ações incluem:
Qualificação para Oportunidades: capacitação profissional conforme a demanda local;
Rastreabilidade e Georreferenciamento da Agricultura Familiar: uso de tecnologia para dar transparência e valor à produção rural;
Ecoturminha: projeto de educação ambiental com foco no turismo sustentável;
Rodada de Negócios: conexão entre empresários e produtores;
O Bello Futuro Começa Aqui: incentivo ao empreendedorismo jovem e à inovação;
MS Ativo: fortalecimento da integração regional;
Infraestrutura e Agroindústria: suporte a projetos rurais legalizados;
Naviraí Atrai: programa para atração de novos empreendimentos.
Representantes de grandes empresas locais elogiaram a iniciativa. A Nilcatex, recém-instalada em Naviraí, gera atualmente 40 empregos e pretende contratar mais 75 colaboradores. A empresa, fundada em Blumenau e com unidade em Campo Grande, aposta no crescimento local.
Já a Copasul, com quase 50 anos de história em Naviraí, prevê a inauguração de uma nova planta de processamento de soja em 2027. O diretor executivo Adroaldo Taguti informou que a construção deve gerar cerca de 1.500 empregos e, após a inauguração, cerca de 150 postos diretos.
Outros investimentos anunciados pela gestão do prefeito Rodrigo Sacuno incluem a implantação de uma unidade da Bello Alimentos e uma processadora de mandioca na região da Juncal.
Com o apoio do Sebrae/MS e Senai, as ações visam à inclusão produtiva e à qualificação profissional alinhada às necessidades do mercado, além da desburocratização e apoio aos pequenos empreendedores.
“Nosso papel é abrir caminhos. E esses caminhos só serão trilhados com união, coragem e trabalho coletivo”, concluiu o prefeito Rodrigo Sacuno.