Na manhã desta sexta-feira (18), o ex-deputado federal Fábio Trad recebeu em Campo Grande os deputados Vander Loubet (federal) e Pedro Kemp (estadual), recém-eleitos presidentes do Diretório Estadual e do Diretório Municipal do PT. O encontro teve como objetivo reforçar o convite para que Trad se filie ao partido, em um movimento que pode redefinir o cenário político de Mato Grosso do Sul.
A articulação para a entrada de Fábio Trad no Partido dos Trabalhadores está em construção desde o início do ano e deve ser consolidada em agosto, durante reunião do Diretório Nacional, em Brasília. Segundo os dirigentes petistas, a filiação será acompanhada de diálogos com a cúpula nacional da legenda e com representantes do Governo Federal.
Trad demonstrou disposição em contribuir com o projeto de reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, embora tenha deixado claro que sua adesão ao partido não está atrelada a uma candidatura em 2026.
“Estou grato pelo gesto do Vander e do Kemp. Antes, porém, gostaria de dialogar com eles e com o Diretório Nacional para avaliarmos o cenário político e verificar se posso me encaixar nesse contexto, contribuindo com a reeleição do presidente Lula e com o fortalecimento do Estado Democrático de Direito”, afirmou.
Vander Loubet destacou que o momento é de construção e que a possível filiação será formalizada com planejamento. “Em agosto, com a Direção Nacional e com o núcleo forte do Governo Federal, vamos apresentar o Fábio, confirmar sua filiação e discutir os projetos futuros com serenidade e planejamento”, disse.
Pedro Kemp também valorizou a aceitação do nome de Trad dentro da militância petista. “Essa possibilidade tem grande aceitação. Ele terá liberdade para escolher de que forma deseja contribuir com o projeto coletivo do partido”, pontuou.
A entrada de Fábio Trad no PT é vista como estratégica para ampliar o diálogo com lideranças de perfil técnico e trajetória democrática. Sua experiência jurídica e política pode fortalecer o partido nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, num momento de reestruturação e ampliação da base aliada ao governo federal no estado. Com informações: Folha de Dourados.