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Licitações de obras com verba do BNDES têm pouca concorrência e deságio abaixo de 2%

Governo de MS finaliza primeiras licitações do pacote de R$ 2,3 bilhões e vê interesse tímido de empreiteiras, com redução mínima nos preços iniciais.
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Asfaltamento da MS-444, em Selvíria, faz parte do pacote financiado com recursos do BNDES e será executado pela Avance Construtora (Foto: Agesul/Divulgação). Por: Editorial | 18/07/2025 13:40

As duas primeiras licitações do pacote de obras rodoviárias que serão realizadas com o empréstimo de R$ 2,3 bilhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) foram concluídas pelo Governo de Mato Grosso do Sul nesta semana. Apesar da expectativa de concorrência, os processos resultaram em deságios mínimos, de menos de 2%, indicando pouco interesse por parte das construtoras.

A primeira obra envolve 17 quilômetros da MS-444, em Selvíria, cujo resultado foi oficializado nesta sexta-feira (18) no Diário Oficial. A empresa vencedora é a Avance Construtora, de Campo Grande, que apresentou proposta de R$ 39,3 milhões – apenas 1,6% abaixo do teto estipulado pela Agesul, que era de R$ 39,97 milhões.

Esse trecho corresponde ao lote 3 da pavimentação da MS-444, e ainda estão previstas outras duas licitações para completar os cerca de 47 quilômetros totais da rodovia. Por enquanto, o asfalto terminará sem conexão com trechos já pavimentados.

A segunda licitação concluída ocorreu na quarta-feira (16) e refere-se a outro trecho de 17 quilômetros, desta vez da MS-380, em Ponta Porã. A empresa Nosde Engenharia, de Naviraí, venceu com proposta de R$ 62,59 milhões, o que representa deságio de apenas 0,99% sobre o valor máximo de R$ 63,2 milhões.

A MS-380 tem cerca de 32 quilômetros, divididos em dois lotes, com previsão de investimento total de R$ 141 milhões. A licitação da segunda etapa está em fase final.

No total, os editais em andamento cobrem 247 dos 570 quilômetros de novas pavimentações previstas. Além disso, o governo estadual deverá restaurar outros 250 quilômetros, totalizando 818 quilômetros de obras em rodovias com apoio do financiamento do BNDES. A contrapartida estadual será de R$ 300 milhões.

A expectativa é de que as primeiras frentes de trabalho comecem ainda em 2025. Com informações: Correio do Estado.




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