|
Hoje é Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2025.
A Polícia Federal prendeu, na manhã desta sexta-feira (18), um empresário com registro de CAC (caçador, atirador e colecionador) no bairro Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A prisão aconteceu durante a Operação Iowa, que investiga o contrabando de peças de armas e equipamentos usados para recarregar munição, enviados ilegalmente de Iowa, nos Estados Unidos, para o Brasil.
Durante o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão — entre eles na residência e no escritório do empresário — os agentes encontraram munição de uso restrito, o que levou à prisão em flagrante.
As investigações começaram após a identificação de irregularidades na alfândega do Aeroporto Internacional do Galeão, associadas ao cruzamento de dados de armas e registros de CAC sob supervisão da Polícia Federal. Com as evidências reunidas, os investigadores conseguiram montar o esquema de importação ilegal de acessórios bélicos.
Segundo a PF, o suspeito responderá por posse ilegal de munição de uso restrito. A corporação também informou que irá instaurar um procedimento para cassar o registro de CAC do empresário, com base nas provas coletadas durante a operação.
A Operação Iowa faz parte de uma série de ações voltadas ao combate do tráfico internacional de armas e munições, que têm como foco principal indivíduos com acesso legal a armamentos e que se aproveitam da legislação para cometer crimes. Com informações: O Globo.
