Um caminhão desgovernado causou um grave acidente na tarde desta quinta-feira (17) na BR-376, em Ponta Grossa, região dos Campos Gerais do Paraná. O incidente ocorreu por volta das 16h49, no km 488 da rodovia, em área urbana, e envolveu múltiplos veículos, deixando 16 pessoas feridas.
De acordo com o Centro de Controle Operacional (CCO) da PR Vias, o acidente teve início quando o caminhão, que estava em manutenção sem os calços nas rodas, perdeu os freios e colidiu contra a lateral de outro caminhão também estacionado para manutenção. Em seguida, o veículo atravessou a pista no sentido norte, derrubou a defensa metálica e atingiu um caminhão em movimento e cinco carros — entre eles um GM Cruze, um Renault Fluence, um VW Polo, uma Fiat Strada e uma VW Saveiro.
Foto: Divulgação.
Ainda em descontrole, o caminhão atravessou novamente a pista, colidiu com um ponto de ônibus e só parou após bater contra um talude. Um terceiro caminhão, que trafegava no sentido sul, foi atingido, perdeu o controle, tombou e caiu em uma trincheira à margem da rodovia.
Inicialmente, as equipes de resgate informaram três feridos, mas o número subiu para 16 vítimas: 14 com ferimentos leves e duas em estado moderado. Todos foram atendidos por Samu, Corpo de Bombeiros, Siate e levados a hospitais da região. O motorista do caminhão causador do acidente estava fora do veículo no momento da colisão.
Foto: Divulgação.
Os testes de bafômetro realizados nos motoristas envolvidos deram negativo para consumo de álcool. A operação de resgate e remoção dos veículos contou com guinchos leves e pesados e viaturas da PR Vias.
O tráfego na pista sentido norte foi parcialmente liberado às 18h53, mas seguiu lento após congestionamento de 7 km. A liberação total da pista, exceto a faixa 3, ocorreu às 21h43. A pista sentido sul não precisou ser bloqueada, mas apresentou lentidão por causa da curiosidade dos motoristas. Com informações: Obendito.