|
Hoje é Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2025.
A cidade de São Paulo registrou um crescimento alarmante nos casos de furtos em maio de 2025, especialmente nas regiões da Sé e da Cracolândia, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP). Na região da Sé, os furtos saltaram de 687 ocorrências em maio de 2024 para 970 no mesmo mês deste ano — uma alta de 41%. Quando se observa o acumulado dos cinco primeiros meses de 2025, o aumento é de 18% em relação ao mesmo período do ano passado.
A região de Campos Elíseos, onde está localizada a Cracolândia, também apresentou crescimento. Foram 681 furtos registrados em maio deste ano, contra 590 em maio de 2024, o que representa um aumento de 15%.
Um dos fatores apontados para esse avanço é a dispersão dos usuários de drogas da Cracolândia, que ocorreu em meados de maio, alterando a dinâmica da criminalidade na área central. Moradores relatam o aumento da presença de grupos criminosos, como a chamada “gangue da bicicleta”, especializada em furtar celulares de pedestres.
Em resposta à escalada da criminalidade, a Secretaria de Segurança Pública reforçou o policiamento nas áreas afetadas. O governo estadual mobilizou 400 novos policiais militares e 80 motocicletas para patrulhamento, além de instalar novas bases comunitárias para tentar coibir os crimes e oferecer maior sensação de segurança à população. Com informações de Beatriz Manfredini
