| Hoje é Quarta-feira, 30 de Julho de 2025.

PMA de Naviraí autua fazendeiro por descumprimento de embargo ambiental em Itaquiraí

Proprietário foi multado em R$ 50 mil após continuar drenagem irregular em área úmida protegida, contrariando notificação do Ministério Público Estadual.
Ampliar
Policiais da PMA de Naviraí durante fiscalização em propriedade rural de Itaquiraí onde foi constatado o descumprimento do embargo ambiental. Foto: Divulgação/ 2ºBPMA. Por: Editorial | 16/07/2025 15:20

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Naviraí, por meio do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (2º BPMA), autuou um proprietário rural em Itaquiraí (MS) por descumprimento de embargo ambiental. A ação faz parte de uma fiscalização solicitada pelo Ministério Público Estadual que identificou irregularidades na propriedade.

Durante a vistoria, os policiais confirmaram que o dono da fazenda continuou realizando a abertura de valetas para drenagem em área úmida, mesmo após notificação formal e embargo emitidos em março de 2022. Ao todo, foram abertas dez valetas em aproximadamente 142 hectares, próximas ao rio Amambai, sem a necessária Licença de Instalação e Operação (LIO).

Policiais da PMA de Naviraí durante fiscalização em área degradada por drenagem irregular em propriedade rural de Itaquiraí (MS). Foto: Divulgação/ 2ºBPMA.

Além de desobedecer à paralisação ordenada pela fiscalização, o proprietário ampliou a área degradada, conforme relatório do Centro Integrado de Proteção e Pesquisa Ambiental. A conduta caracteriza infração ambiental e omissão em atender exigências legais após notificação da autoridade competente.

Por isso, foi aplicada uma multa de R$ 50 mil, e o caso foi encaminhado à Autoridade Policial para avaliação de possíveis medidas criminais. Com informações: 2ºBPMA.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: