| Hoje é Quinta-feira, 18 de Setembro de 2025.

Audiência no STF sobre alíquotas do IOF termina sem acordo entre União e partidos

Ministro Alexandre de Moraes tentou promover conciliação, mas partes envolvidas preferem aguardar decisão judicial sobre decretos presidenciais.
Ampliar
Vista aérea da Praça dos Três Poderes, em Brasília, com destaque para os prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto, cenário da audiência de conciliação sobre os decretos do IOF. Foto: Reprodução. Por: Editorial | 16/07/2025 09:59

Terminou sem consenso a audiência de conciliação promovida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na tarde desta terça-feira (15), sob condução do ministro Alexandre de Moraes. O encontro buscava uma solução negociada para o impasse envolvendo os decretos sobre o aumento das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Estiveram presentes na audiência o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, além de representantes do Ministério Público Federal, do Ministério da Fazenda, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, do Partido Liberal (PL) e do Partido Socialismo e Liberdade (Psol).

Ministro Alexandre de Moraes durante audiência de conciliação no STF com representantes da AGU, Ministério da Fazenda, Congresso e partidos políticos. Foto: STF.

Durante a reunião, o relator das ações questionou se haveria espaço para concessões mútuas que possibilitassem um acordo. No entanto, todos os presentes preferiram aguardar o desfecho judicial das ações que tramitam na Corte, mesmo reconhecendo a importância do diálogo promovido pelo Supremo.

O debate gira em torno das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 7827 e 7839, além da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 96. No início deste mês, Moraes suspendeu os efeitos dos decretos presidenciais que elevaram as alíquotas do IOF e também do decreto legislativo que os anulava, convocando as partes a buscarem uma alternativa consensual — o que, por ora, não foi possível. Com informações: Supremo Tribunal Federal.




PORTAL DO CONESUL
NAVIRAÍ MS
CNPJ: 44.118.036/0001-40
E-MAIL: portaldoconesul@hotmail.com
Siga-nos nas redes sociais: