A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul prorrogou por mais 90 dias as atividades do Grupo de Trabalho criado para reforçar a apuração de crimes de violência doméstica e familiar contra a mulher registrados na Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Dourados.
A decisão está formalizada na Portaria nº 003/2025 do Departamento de Polícia do Interior (DPI), publicada no dia 9 de junho. A medida garante a continuidade de um trabalho que já resultou na análise de cerca de 90% dos boletins de ocorrência encaminhados desde a criação do grupo, em abril deste ano.
O foco da atuação está na revisão de casos que ainda não geraram a instauração de procedimentos ou que apresentam pendências, com o objetivo de assegurar medidas protetivas eficazes e a responsabilização dos agressores.
A prorrogação segue o previsto no artigo 4º da Portaria nº 001/2025, que instituiu o grupo de trabalho em 7 de abril. Além de acelerar a tramitação dos casos, a iniciativa também busca padronizar os procedimentos adotados e aperfeiçoar os fluxos de atendimento da DAM.
A expectativa da Polícia Civil é que, com a prorrogação, seja possível concluir os diagnósticos pendentes e implementar melhorias permanentes na estrutura de enfrentamento à violência contra a mulher em Dourados. Redação com informações: PCMS.