|
Hoje é Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2025.
Uma equipe da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Campo Grande foi flagrada agredindo um jovem durante uma abordagem nesta sexta-feira (11), em um episódio que causou ampla repercussão nas redes sociais. A ação violenta foi registrada por moradores em vídeo e mostra os agentes agindo com truculência mesmo após o jovem estar imobilizado.
Nas imagens, um dos guardas questiona se o rapaz estaria envolvido em furtos. “Estava roubando, filho?”, pergunta o agente. Com as mãos amarradas, o jovem responde que estava fugindo de uma briga. Apesar disso, o agente pisa em sua cabeça e outros chutes são desferidos antes de ele ser arrastado e colocado à força dentro de uma viatura.
A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes) divulgou nota informando que os guardas envolvidos foram afastados por 60 dias, enquanto um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi instaurado para apurar a conduta dos servidores. O afastamento foi publicado na edição desta sexta-feira (11) do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), com validade retroativa a 9 de julho.
O caso gerou protestos de entidades de direitos humanos e reacendeu o debate sobre a atuação de forças de segurança em abordagens a jovens da periferia. A Prefeitura de Campo Grande ainda não se manifestou oficialmente sobre o episódio. Redação com informações: Dourados Agora.
