Uma tragédia marcou a tarde desta quinta-feira (10) no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul (RS). Bianca Bernardon Zanella, de 11 anos, morreu após cair de uma altura aproximada de 70 metros no mirante do cânion, ponto mais alto do Parque Nacional da Serra Geral. A menina era natural de Curitiba (PR) e estava no local com os pais, em visita ao atrativo turístico administrado pela concessionária Urbia Cânions Verdes.
Segundo as autoridades, o acidente ocorreu por volta das 13h, quando a família se preparava para um lanche próximo à borda do cânion. As buscas mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros de Canela e só foram concluídas por volta das 23h. Um drone térmico localizou o corpo às 17h30, mas o resgate só teve início após horas de preparação, incluindo perfuração de rochas para fixação de equipamentos. Dois bombeiros desceram pelo paredão e constataram o óbito da menina às 23h15.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, lamentou a morte nas redes sociais. O Governo do Paraná também emitiu nota de pesar e providenciou o traslado do corpo com apoio da Casa Militar, além de organizar o retorno da família com aeronave da Secretaria da Segurança Pública.
De acordo com o secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, não havia registro anterior de quedas no mirante. O local, que possui 7,5 km de extensão e 1.157 metros de altitude, é um dos mais visitados da região e integra a área concedida à iniciativa privada desde 2021. Redação com informações: Obendito.