A elefanta Kenya viveu por 40 anos em cativeiro no Ecoparque Mendoza, na Argentina, onde chegou ainda filhote, aos 4 anos de idade. Nesta quarta-feira (9), ela finalmente deu os primeiros passos rumo à liberdade ao chegar ao Santuário de Elefantes Brasil, localizado na região da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. O trajeto até seu novo lar durou cinco dias e percorreu mais de 3,6 mil quilômetros, em uma operação cuidadosamente planejada, que contou com o uso de uma caixa de transporte equipada com câmeras para monitoramento constante.
A transferência de Kenya simboliza um marco histórico: o fim da manutenção de elefantes em cativeiro na Argentina, após 136 anos. A chegada da elefanta foi acompanhada com grande expectativa por protetores de animais e mais de 2,5 mil pessoas assistiram à abertura da caixa ao vivo pelo Instagram da ONG responsável pelo santuário.
Nos primeiros momentos, Kenya se mostrou tímida, colocando apenas a tromba e a cabeça para fora. Cerca de 30 minutos depois, ela deixou a caixa por completo e logo se esfregou em uma pilha de terra preparada especialmente para recepcioná-la. O espaço onde ficará nos primeiros dias de adaptação tem feno, água e vigilância constante da equipe técnica.
Kenya agora terá como companhia a elefanta Pupy, que também vivia no Ecoparque de Buenos Aires e foi transferida ao santuário brasileiro em abril deste ano. Durante a viagem até o Brasil, Kenya passou pelos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, até cruzar a fronteira e iniciar um novo capítulo de sua vida em meio à natureza. Redação com informações: Campo Grande News.