O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta quarta-feira (9), o presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, no Palácio do Planalto. A visita faz parte da agenda de reuniões bilaterais de Lula após a cúpula do Brics, realizada no Rio de Janeiro nos dias 6 e 7 de julho. Na terça-feira (8), o líder brasileiro já havia se reunido com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, no Palácio da Alvorada.
A reunião entre Lula e Prabowo começou por volta das 10h, seguida de um encontro ampliado com comitivas dos dois países e uma declaração conjunta à imprensa. À tarde, os presidentes participam de um almoço oficial no Palácio do Itamaraty.
Entre os principais temas discutidos, esteve o caso da brasileira Juliana Marins, que morreu após um acidente durante uma trilha na Indonésia. Lula deve expressar agradecimento ao governo indonésio pelos esforços no resgate da cidadã brasileira.
Também estão previstos a assinatura de atos bilaterais nas áreas de comércio, segurança alimentar, transição energética e proteção florestal — tema central para as duas maiores nações tropicais do mundo.
A visita é considerada estratégica para o aprofundamento das relações diplomáticas e comerciais entre Brasil e Indonésia. Ainda nesta quarta-feira, Lula tem reunião com o chefe de gabinete pessoal da Presidência, Marco Aurélio Marcola, às 16h. Redação com informações: JP News.