|
Hoje é Segunda-feira, 29 de Dezembro de 2025.
Uma denúncia anônima resultou em uma operação ambiental que revelou um crime de grandes proporções no município de Inocência, em Mato Grosso do Sul. Uma empresa foi autuada pela Polícia Militar Ambiental (PMA) em R$ 80.500,00 por lançar esgoto não tratado diretamente no solo e em um córrego, causando contaminação ambiental e violando normas da Licença de Operação.
Durante a fiscalização na Estação Elevatória de Esgoto, os agentes constataram que os efluentes estavam sendo despejados de forma irregular por meio de um bueiro e também por uma abertura no muro da estação. O esgoto escorria pelo terreno em declive até alcançar o leito de um córrego nos fundos da unidade, gerando poluição hídrica e degradação do solo.
Além do vazamento, a empresa descumpria cinco itens da Licença de Operação (LO), entre eles a manutenção da vegetação da Área de Preservação Permanente (APP) onde está instalada a estação e a obrigatoriedade de manter o local em conformidade ambiental.
A empresa foi notificada a corrigir imediatamente as irregularidades, interromper os lançamentos ilegais e apresentar laudos técnicos sobre os danos causados ao solo, à fauna aquática (ictiofauna) e aos recursos hídricos.
A PMA alerta que despejar efluentes sem tratamento em áreas naturais é um crime ambiental grave e que ações de fiscalização seguirão sendo intensificadas para responsabilizar empresas que descumprem a legislação ambiental. Redação com informações: BPMA.
