Um homem morreu nesta terça-feira (8) ao ser sugado pelo motor de um avião na pista do aeroporto internacional de Il Caravaggio, em Bérgamo, na Itália. O acidente aconteceu enquanto a aeronave da companhia Volotea se preparava para decolar rumo a Milão.
De acordo com um porta-voz do aeroporto, a vítima não era passageiro nem funcionário da unidade. Segundo a agência italiana Ansa, o homem teria invadido voluntariamente a área operacional do aeroporto, driblando os controles de segurança, com a intenção de tirar a própria vida. Ele correu em direção ao avião e foi sugado pelo motor, em um episódio descrito como “incidente dramático”.
As autoridades locais foram acionadas, mas não conseguiram impedir o homem a tempo. O aeroporto, que é o terceiro mais movimentado da Itália e conecta principalmente voos de baixo custo para Milão e outras cidades, suspendeu as operações entre 5h20 e 7h (horário de Brasília), para investigação e limpeza da pista. Voos foram desviados, atrasados ou cancelados em decorrência do ocorrido.
As investigações seguem em andamento para esclarecer como a segurança foi ultrapassada e evitar que tragédias similares voltem a acontecer. Redação com informações: G1.